Facebook - Festa do Pinhão 2023 Instagram - Festa do Pinhão 2023

33ª Festa Nacional do Pinhão

Escrito por | 28 de abril de 2023 | Geral

Compartilhar em
33ª Festa Nacional do Pinhão

Acabou a espera! Uma das maiores festas do país está de volta e tem data marcada para acontecer. A 33ª edição da Festa Nacional do Pinhão será marcada pela pluralidade, abraçando vários estilos musicais, com artistas aclamados pelos lageanos. A temperatura da serra catarinense irá subir a partir do dia 02 de junho, no Parque Conta Dinheiro. Música, cultura e gastronomia; uma experiência imperdível!

A 33ª edição da Festa Nacional do Pinhão é uma realização da AME e OPUS Entretenimento, com apoio da Fundação Cultural de Lages e Prefeitura de Lages.

 

SOBRE A FESTA NACIONAL DO PINHÃO

Tudo começou em julho de 1973 na praça João Costa. De início nada passava de uma ideia do lageano Aracy Paim. A ação partiu de um projeto do Departamento Técnico de Turismo e Divulgação da Prefeitura de Lages, departamento ao qual Aracy fazia parte.

De ótima relação com os Centros de Tradição Gaúcha da cidade, músicos nativistas e artistas em geral, em outubro de 1973, Aracy e o grupo de nativistas e tradicionalistas organizaram no Ginásio Ivo Silveira um grandioso bailão com boxes de gastronomia comandados por entidades beneficentes que serviam muito pinhão cozido e bebidas típicas. Na época esse baile foi considerado uma continuidade da Festa do Pinhão que ocorrera em julho.

Apesar de nos anos seguintes a Prefeitura não ter mais realizado de forma oficial a Festa do Pinhão na Praça João Costa, Aracy Paim deu continuidade aos bailes. Em 1974 o Clube Porteira Serrana na Avenida 1º de Maio foi o local da festa que mais uma vez teve música e pinhão cozido.

Já nos anos de 1976 e 1977, a Prefeitura manteve a Festa do Pinhão no calendário oficial de eventos da cidade, no entanto, a simbologia do pinhão e os costumes ficaram evidenciados como parte da programação da histórica Mostra do Campo - evento que integrava as comunidades do interior de Lages e os bairros centrais.

Segundo relatos de historiadores e servidores da Prefeitura de Lages, Aracy Paim retornaria com a ideia da realização da Festa do Pinhão no Parque Conta Dinheiro em meados dos anos 80, reunindo mais uma vez artistas da cidade.

Em 1987 e 1988, a Prefeitura retornou com as festividades, e, por fim, em 1989 o então Prefeito Raimundo Colombo retomou a festa de forma oficial e em 1990 instituiu a festa como Festa Nacional do Pinhão.

Em 1993, como proposta de exaltar a música nativista, a programação da festa recebeu a primeira edição da Sapecada da Canção Nativa com inscrições de artistas de todo o país, e no ano 2000, a prefeitura inaugurou a versão regional do festival com a Sapecada da Serra Catarinense, uma oportunidade para compositores e intérpretes de Santa Catarina.

Nas palavras do atual prefeito, Antonio Ceron, com a marca de Festa Nacional e declarada como patrimônio cultural imaterial (2018), a festa ganhou proporções além do Brasil. Não só em termos turísticos, mas também com a inserção da identidade cultural do lageano através da gastronomia, do bem receber e acolher e com manifestações de arte como o Recanto do Pinhão Aracy Paim, no calçadão da Praça João Costa durante três semanas, por exemplo.

Com as Sapecadas da Canção Nativa e da Serra Catarinense – festivais de música nativista realizados no primeiro fim de semana de Festa do Pinhão no Parque Conta Dinheiro – conterrâneos, turistas e apreciadores do entretenimento e artes veem na Festa Nacional do Pinhão uma possibilidade de se divertirem com muita arte e cultura.

 

SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO

Celebrando 47 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil e acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais.

Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como KLB, Luccas Neto, EME, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Alexandre Pires, Ana Carolina, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss, Jota Quest e Tiago Iorc. Para mais informações, acesse o site da Opus.

 

SOBRE A AME

A AME Arte Música e Entretenimento, tem como idealizador o músico e empresário Ricardo Avlis, ex-sócio da GDO Produções por 15 anos, vocalista, compositor e fundador da banda SantoGraau, empresário da dupla Munhoz & Mariano e da banda Eu Sei Que Tu Dança; traz em sua bagagem a execução de grandes projetos de arte, música e entretenimento buscando oferecer experiências e não EVENTOS. Em seus quase 25 anos de carreira produziu o DVD do Victor e Léo em Florianópolis e também o DVD Micareta Sertaneja gravado em Lajes pelo Grupo Tradição e outros.

Ainda fazem parte da empresa, profissionais com experiência no ramo, vindos de vários estados do Brasil. A AME, busca surpreender e inovar. Viva esta experiência.

Nossa missão é cuidar da Arte, Música e Entretenimento, criando experiências que gerem amor e alegria aos artistas e público.

Tags