Lageanos e turistas aproveitam o último final de semana do Recanto do Pinhão

Há duas semanas Lages respira Festa Nacional do Pinhão, que este ano chega a sua 30ª edição, resgatando sua essência e cultura. No Centro, o Recanto do Pinhão Aracy Paim recebe gente de todo lado, movimentando e dando vida às ruas centrais, com turistas circulando em meio às festividades, estandes de gastronomia típica e apresentações culturais. Neste sábado (2 de junho), a festa já vai deixando um gostinho de quero mais, chegando perto do final. Muitas famílias foram prestigiar a programação, que contou com muita música e dança.
O grupo Dançar Passarela chamou a atenção com suas performances, apresentando um estilo diferenciado com os clássicos sertanejos. Este é um ano especial para eles, pois o projeto completa dez anos de existência. Com um cunho social e voluntário, conta com a participação de 32 crianças e jovens, entre seis e 24 anos, vindos de diferentes bairros da cidade.
Além da apresentação no Recanto, neste sábado, o Dançar Passarela gravou seu primeiro DVD no Palco Nativista, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, durante a Festa do Pinhão. “Foi um marco para nosso grupo, depois de tanta expectativa e ansiedade. Agora podemos divulgar ainda mais nosso trabalho, que surgiu na comunidade”, diz a coordenadora Suellen Morais.
Há muitos anos o grupo vem participando da Festa do Pinhão. Já abriu shows nacionais, como da dupla Fernando e Sorocaba, ano passado, e o show do Eduardo Costa, no ano retrasado. “É muito gratificante ver que nossa luta está tendo bons resultados. É um sonho realizado para essas crianças, e as pessoas curtem o trabalho deles”, diz Giraia, um dos fundadores do grupo.
As colegas Jessica de Barros, 18 anos, e Aline Dias, 16, ambas do bairro Centenário, estão no grupo há mais de cinco anos. “Dançar é nossa paixão. Antes de subir no palco dá um friozinho na barriga, mas a gente adora”, contam.
Confira a programação deste domingo (3 de junho):
10h – Higor Muniz e Banda
11h – Lucas Soares
14h – Maciel Oliveira
15h – Gabriel Araújo
16h – João Amorim e Grupo
17h30 – Boteco do Laurindo
Fotos: Marcelo Pakinha e Ary Barbosa de Jesus Filho